IGREJAS & CAPELAS DO CANIÇO




A FASCINANTE HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DA IGREJA DA ASSOMADA RELATADA NAS PALAVRAS DO PRÓPRIO
RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO O Mestre Manuel Dimas Franco é natural de Viana do Castelo mas tem um papel preponderante na nossa região, foi o responsável pela construção de alguns edifícios emblemáticos da Madeira como é o caso da Matur, hotel Gorgulho ou até mesmo a Igreja de Nossa Senhora das Dores na Assomada. Mestre Manuel depois de construir esta imponente igreja, trabalhou depois durante 17 anos na firma do José Cardoso que tinha o escritório na rua das Cruzes no Funchal.
Mestre Manuel era natural da freguesia de Freixeiro concelho de Viana do Castelo. Começou a construir a igreja em 1958; levou 4 anos a construí-la e a mesma foi inaugurada no dia 24 de junho de 1962. Na altura o grande impulsionador da obra de construção foi o saudoso e reverendo padre Florentino Augusto de Sá, natural da freguesia de Gaula. O padre Florentino antes de vir para a paróquia da Assomada foi padre na freguesia do Faial, concelho de Santana.


História da Construção da Igreja de nossa Senhora das Dores na Assomada:
A paróquia do Caniço foi desmembrada por cedências históricas, na década de 60 (do século passado).
Assim, optou-se por construir uma Igreja mais próxima das periferias, começando com a Capela da
Mãe de Deus; depois da Capela referida, foi adquirido terreno para se poder fazer a Igreja da Assomada.
Manuel Dimas Ramos Franco foi o Mestre que construiu a Igreja da Assomada.
Chega à Madeira em 1954, nasceu a 8 de março 1933 e é natural de Freixieiro Soutelo, Viana do Castelo.
Foi o Mestre e o Artífice desta Igreja, ou seja, o Mestre Manuel era o engenheiro da obra.
Vem para a Madeira a convite do seu padrinho Fernando Filipe.
Por sua vez, o Padre Valentim era o responsável pela Construção de Artes e Ofícios e este senhor vem, do mesmo modo, para a Madeira trabalhar na construção de diversas obras.
O Mestre Manuel também construiu e contribuiu para edificar várias obras na Madeira, algumas delas emblemáticas, como por exemplo, a Igreja dos Salesianos.
Apesar de ter sido o Padre da Igreja de São Gonçalo a mandar construir a Igreja da Assomada, é o Mestre Manuel que permanece como figura histórica na construção da mesma.
Esta foi construída durante o período de quatro anos e meio, após o qual foi inaugurada.
Como curiosidade, para se fazer o telhado da Igreja, o povo pagou 22 tostões cada telha, a primeira vez; depois, para transportarem a telha do local denominado Cruz, para a Igreja, fizeram uma Procissão e pagaram mais 25 tostões cada telha; foi uma forma que o Pároco encontrou para financiar a obra. A porta principal da Igreja foi oferecida pelo Mestre Sidónio e as colunas do seu interior foram pagas pelas pessoas mais ricas da paróquia.
A parte mais difícil de construir foi a Torre e, por sua vez, os Arcos, do interior; os quatro cantos das cantarias também foi difícil de fazer.
O Mestre Manuel tinha a seu cargo a trabalhar na obra, três pedreiros do Funchal, sete trabalhadores e um armador de ferro.
A senhora Agostinha, beata da Igreja, vai à Venezuela pedir dinheiro para a construção da Igreja da Assomada.
O padrinho do Mestre Manuel regressa ao Continente e não vem mais; já o Mestre Manuel casou cá na Madeira e permanece na nossa Região.
The fascinating history of the construction of assomada church reported by the responsible for construction:
The Master Manuel Dimas Franco is natural of Viana Do Castelo but has a preponderant role in our region.He was responsible for the construction of a few emblematic buildings in Madeira as is the case of Matur, Gorgulho Hotel or even the Church of Our Lady of Sorrows in Assomada.
Master Manuel after building this impressive church, worked during 17 years for José Cardoso that had an office at Rua das Cruzes in Funchal. Master Manuel was natural of the civil parish of Freixeiro municipality of Viana do Castelo. He began to build the church in 1958; he took 4 years to build it and the same was inaugurated on June 24, 1962.
At the time the driving force behind the work of construction was the late and Reverend Father Florentine Augusto de Sá, natural of the civil parish of Gaula. The Father Florentino before coming to the parish Assomada was father on Faial, the municipality of Santana.



























