IGREJAS & CAPELAS DO CANIÇO




Capela da Nossa Senhora da Consolação situada no lugar da Quinta, Freguesia do Caniço, concelho de Santa Cruz, distrito do Funchal.
Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 95/78, DR, 1ª série, n.º 210 de 12 setembro 1978.
A Capela foi mandada construir por Aires de Ornelas nos finais do século XVI. O seu termino de construção e inauguração deu-se no ano de 1591. Capela de arquitetura vernácula e maneirista de planta retangular e fachada principal em empana, possuindo no interior retábulo de talha, “tipo renascentista”, em forma de arco.
DESCRIÇÃO
Planta simples, de uma só nave, rectangular, com ligação à Sacristia, quadrangular, e sineira, ambas adossadas a SUL. Volumes articulados com cobertura a duas aguas, sendo a da Sacristia o prolongamento do da Capela. Fachadas rebocadas e pintadas a branco com embasamento, cunhais e cornijas pintadas a cinzento. Achada principal orientado a OESTE, com pia de água-benta junto ao portal, de arco quebrado, revestido a cimento e terminando em empena rematada com Cruz de Cristo. Pequeno campanário no alinhamento da frontaria, de alvenaria e cantaria rebocada.
No INTERIOR
Chão em laje, com um desnível para o altar-mor, e lápide tumular em mármore de Agostinho António d’Ornellas de Vasconcellos datado de 1774. paredes com embasamento pintado a bege. No retábulo-mor, azul e dourado, predela, onde se salientam pinturas de São Francisco de Assis e Santo António, encimado por colunas estriadas no terço superior, azuis e douradas com capitel corintio apoiando entablamento composto por friso de motivos florais e frontão interrompido por cartela em cuja moldura se inscreve o símbolo do Espírito Santo. Ao centro uma tela figurando Nossa Senhora da Consolação. Ladeia-o, do lado direito, pintura a óleo representando o Ecce Homo, e do lado esquerdo tela representando Nossa Senhora. Pia de água Benta em basalto junto à porta de acesso à Sacristia. Tecto em masseira pintado a azul celeste.
ACESSOS
Sítio da Quinta – Cancela
PROTECÇÃO
IIP- imóvel de Interesse Público, Decreto nº 95/78, DG, 1ª série, nº 210 de 12 setembro 1978
ENQUADRAMENTO
Urbano, isolado, perto da estrada municipal, em local sobrelevado, rodeada de casas de habitação e precedido por adro murado
UTILIZAÇÃO INICIAL / ACTUAL
Religiosa: Capela
PROPRIEDADE
Privada: pessoa singular
ÉPOCA DE CONSTRUÇÃO
Séc. XVI / XVIII / XX
ARQUITECTO / CONSTRUTOR / AUTOR
ENTALADOR: Vicente Júlio de França Pereira (1902.
PINTOR: Duarte Gouveia (1902)
CRONOLOGIA
1591 – Fundação da Capela por Aires de Ornelas de Vasconcelos, 4º morgado do Caniço e sua mulher D. Maria Correia, naquele morgadio;
1613 – No seu testamento informa o morgado que a Capela lhe custara 160 mil reis;
Séc. XVIII – Reedificação;
1774 – Data da lápide tumular de Agostinho António d’Ornellas de Vasconcellos, 9º Senhor do Morgadio;
1863 Fevereiro – numa avaliação para efeitos do registo vincular, refere-se que a Capela estava em mau estado;
Séc. XIX – O Arcebispo de Goa e Primaz do Oriente, Dom Ayres de Ornellas e Vasconcellos, oferece à Capela os Porta – Missais com o Brasão de Família;
1902 Novembro – mestre Vicente Júlio de França Pereira recebe do Morgado Aires de Ornelas de Vasconcelos a quantia de 80$950 pela obra de entalador e carpinteiro;
- Duarte Gouveia ajusta o trabalho de pintura e douramento da Capela por 149$700;
1980 – Alterações introduzidas durante as obras de beneficiação;
- Esteve recentemente sob a posse de D. Eugénia Brandão de Melo.
DADOS TÉCNICOS
Sistema estrutural de paredes portantes
MATERIAIS
- Cantaria da região
- Basalto
- Madeira
- Lápide de mármore
- Cobertura de telha
INTERVENÇÃO REALIZADA
SRES e paroquianos:
1980 – Obras de beneficiação, substituindo-se as cantarias por cimento
- Colocação de retábulo
1982 – Colocação da Cruz na empena, executada por um artesão da freguesia do Monte.

Chapel of Nossa Senhora da Consolação
Chapel of Our Lady of Consolation situated in place of fifth, parish of Caniço, municipality of Santa Cruz, district of Funchal. The Chapel was ordered built by Aires de Ornelas in the late 16th century . The End of construction and inauguration took place in 1591.
Chapel of vernacular architecture and mannerist rectangular plant and the main facade in empana, possessing inside altarpiece of gilt wood, "renaissance" type, in the form of an arch.




